Por que trabalhar o abdômen?
Desenvolver a musculatura do abdômen é importante, não apenas por questões estéticas, mas, sobretudo, para fortalecer toda essa região, os músculos abdominais desempenham um papel fundamental na estabilização da pelve, coluna vertebral e no auxílio postural.
Além disso, são fundamentais para a execução de movimentos do nosso dia a dia, como girar o tronco e inclinar o corpo para frente e para trás.
Exercícios localizados definem o abdômen?
Para definir o abdômen é preciso mais do que investir em treinos localizados. “O exercício abdominal vai ajudar a fortalecer, e, de certa forma, hipertrofiar a musculatura abdominal. Mas a queima de gordura é feita a partir de reservas do corpo inteiro, não apenas da região que está trabalhando”.
Em resumo: quando treinamos, queimamos calorias do corpo todo, não apenas das regiões em que há maior acúmulo de gordura. No entanto, exercícios focados nos músculos abdominais vão intensificar o desenvolvimento muscular da área em questão.
Genética ajuda a ter um abdômen mais definido?
Algumas pessoas têm mais facilidade em obter o resultado de um abdômen mais contraído, nesse caso a genética ajuda. “Porém nada substitui um programa adequado de exercícios, alimentação e repouso. Esses sim, são os responsáveis pelo sucesso”.
Alimentação ajuda a definir o abdômen?
Sim! Uma alimentação equilibrada e saudável é um dos pilares para conquistar um abdômen definido.
Alimentos que você deve evitar
Se você quer reduzir gordura e definir o abdômen, evite alimentos ricos em gorduras e com excesso de carboidrato, como refrigerantes, doces, chocolate e frituras.
“Eles até podem ser consumidos eventualmente, desde que você mantenha uma programação de treinos e uma alimentação equilibrada”
“Eles até podem ser consumidos eventualmente, desde que você mantenha uma programação de treinos e uma alimentação equilibrada”
Alimentos para apostar
Para começar, aposte em alimentos termogênicos, pois eles auxiliam na queima calórica. Chá verde, chá de hibisco, canela, gengibre, limão e pimenta são algumas opções que você pode incluir ao cardápio.
Alimentos que são ricos em fibras também são boas apostas, porque aumentam a sensação de saciedade. O que isso quer dizer? Você demora mais tempo para ter fome. Além disso, as fibras desempenham um papel importante no controle do açúcar e da insulina. Que tal colocar um pouco de aveia nas frutas?
Lembre-se ainda de tomar água. Manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
*Vale lembrar que uma dieta deve ser sempre acompanhada por um profissional capacitado, pois existem alimentos que nem todos podem ingerir.