Muitas vezes a sensação de bem estar após o treino é devido ao suor. Mas o que poucos sabem é que o suor não é sinônimo de gasto calórico, perda de gordura ou emagrecimento.
Apesar de não ser parâmetro para indicar emagrecimento, o suor pode ser utilizado como ferramenta para avaliar se a atividade física está sendo praticada de forma intensa ou não, já que a prática de exercícios de forma intensa acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, resultando em suor. No entanto, algumas pessoas podem suar mais que outras, mesmo com pequenos estímulos, sendo importante utilizar outro parâmetro para avaliar a intensidade do exercício.
1. Quanto maior a quantidade de suor, maior é a perda de gordura?
O suor não representa perda de gordura e, por isso, não pode ser utilizado como parâmetro para emagrecimento.
O suor é uma tentativa do organismo de equilibrar a temperatura corporal: quando o corpo atinge uma temperatura muito elevada, como durante uma atividade física ou quando o clima está muito quente, as glândulas sudoríparas liberam o suor, que é composto por água e sair minerais, com o objetivo de evitar danos às funções vitais do organismo. Assim, o suor não representa a perda de gordura, mas sim de líquidos, sendo por isso importante que a pessoa se hidrate durante as atividades físicas.
É normal que haja maior produção de suor durante exercícios físicos muito intensos, sendo importante a pessoa fazer hidratação adequada durante a atividade física, mas algumas pessoas suam mesmo paradas e em qualquer situação, sendo esta condição conhecida como hiperidrose. Entenda o que é a hiperidrose e como tratar.
2. Me pesei depois do exercício e meu peso diminuiu: emagreci?
A diminuição de peso após a prática de exercícios pode ser comum, mas não indica emagrecimento e sim a perda de água, sendo importante que a pessoa beba água para repor a quantidade de água perdida.
Caso o peso após o exercício tenha diminuído mais de 2% em relação ao peso inicial, pode ser indicativo de desidratação. Veja quais são os sintomas e como combater a desidratação.
Para emagrecer não é preciso suar, mas sim gastar mais calorias do que consome diariamente, ter alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente, de preferência no início da manhã ou ao fim da tarde, longe das horas mais quentes do dia. Veja como ter uma alimentação saudável para emagrecer.
3. Fazer exercício com roupas quentes ou com plástico ajuda a emagrecer?
A prática de exercícios com roupas quentes ou com plástico não ajuda a emagrecer, apenas eleva a temperatura corporal, estimulando as glândulas sudoríparas a produzirem e liberarem mais suor na tentativa de regular a temperatura do corpo.
Os melhores exercícios para quem quer emagrecer são aqueles que promovem maior consumo energético em menos tempo de atividade, como corrida e natação, por exemplo. Veja quais são os melhores exercícios para emagrecer.
4. Suar desintoxica o organismo?
Suar não significa que as impurezas e toxinas do organismo estão sendo eliminados, pelo contrário, o suor representa a perda de água e minerais fundamentais para o funcionamento do organismo. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração e eliminação das substâncias tóxicas do organismo por meio da urina. Saiba quando e como desintoxicar o organismo.
5. Como repor os minerais perdidos após atividade física intensa?
A melhor forma de repor os minerais após treino intenso é bebendo água durante e após a atividade física. Outra opção é tomar bebidas isotônicas, que normalmente são mais consumidas por pessoas que cuja atividade além de intensa é extensa. Esses isotônicos devem ser consumidos durante o exercício em pequenas quantidades e são contraindicados em pessoas que possuem problemas renais.